Torcida

HISTÓRIA

No ano de 1986, um grupo de amigos que se encontravam para assistir os jogos do Sobradinho Esporte Clube resolveu homenagear o time profissional da cidade serrana do DF, equipe de origem operária formada das mãos e mentes de trabalhadores braçais que ajudaram a construir a capital do Brasil.
E a ideia a cada jogo ia tomando forma até que se convenceram que uma torcida aguerrida e vibrante seria um presente permanentemente vivo e renovado, até que no dia 14 de setembro de 1986, no jogo Sobradinho 1 X 0 Remo válido pelo Campeonato Brasileiro, a Raça Alvinegra abre a sua primeira bandeira e faixa nos estádios do DF.
Entre os fundadores da Raça estavam o Carlinhos, Beto, Paulão, Cabeça, Pepo e Carlão, que até hoje acompanham o Sobrado.
Durante todo este tempo, a torcida foi do céu ao inferno em decorrência das administrações ruins e medianas do clube mais popular e mais querido do DF, levando o time a quase falência total e o seu quase desaparecimento do futebol profissional, mas mesmo assim, jamais deixaram de comparecer aos jogos não importando a divisão.
Com a constituição de uma diretoria do Sobradinho E.C. em 2011, sendo parte dela, composta por torcedores e dirigentes do futebol amador local, que aceitaram o desafio de reestruturar o Leão da Serra, e colocá-lo de volta a elite do futebol de Brasília, após longos e intermináveis anos nas divisões inferiores, o Bi-Campeão do DF, está de volta ao cenário e a Raça Alvinegra, não perdendo tempo, deflagrou uma das suas maiores campanhas de renovação das suas lideranças, tendo a frente filhos de trabalhadores e estudantes que residem em Sobradinho, Sobradinho II, Vila Dnoc´s, Vila Rabelo, Fercal, Condomínios e região.
Para não abrir mão do nosso passado, constituímos também o Conselho de fundadores e apoiadores com a denominação de Velha Guarda. Desta forma, o “passado” está junto com o presente para a continuidade da construção de um futuro de vitórias, superação e resistência na defesa do time Mais Querido do DF.